João Luiz Sampaio é jornalista, repórter da área de música erudita e ópera do jornal “O Estado de S. Paulo”, onde é também editor-assistente do suplemento “Cultura”

Anúncios

3 Respostas to “Sou eu mesmo”

  1. joêzer said

    Bem-vindo de volta. Também sou web-escriba e só posso lhe desejar uma reentrée de sucesso no palco virtual.
    abraços,
    joêzer [blog nota na pauta]

  2. Marcos Kiehl said

    Caro João Luiz,

    Como amante da música que sei que você é, gostaria que se interasse das irregularidades que estão acontecendo no processo de seleção para professores do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí.

    O processo de seleção começou com a publicação de um edital no portal do conservatório http://www.conservatoriodetatui.org.br há algumas semanas, sendo que ontem, dia 29/5, véspera do encerramento das inscrições, houve uma alteração no edital e passaram a acrescetar alguns os critérios para avaliação dos candidatos.

    Não bastasse esta modificação no edital original que ocorreu durante o processo de inscrição que eu considero no mínimo irregular, os critérios que foram definidos e acrescentados são suspeitos e pior, preconceituosos e discriminatórios. Veja:

    “1. Experiência internacional como músico de orquestra estrangeira profissional em tempo integral ou em orquestra brasileira de grande porte. A comissão de seleção entende como orquestra brasileira de grande porte os seguintes conjuntos: OSESP, Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Petrobrás Pró-Música do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Brasileira.”

    Veja que no parágrafo acima eles definem como “orquestra brasileira de grande porte” apenas 5 orquestras!

    Acho isso uma grande falta de sensibilidade pra não dizer uma estupidez, com certeza fere o direito de igualdade do cidadão ao presumir que apenas estas orquestras são importantes e relevantes e quem não faz ou fez parte delas não estaria qualificado para a vaga. É discriminatório e preconceituoso, concorda?

    Ficaria grato se pudesse comentar a respeito. Abaixo reproduzi as mensagens que enviei aos responsáveis pela seleção.

    Um grande abraço,
    Marcos Kiehl
    Flautista

    ________________________________________________

    Srs. membros da Comissão Julgadora,

    Agradeço a resposta, mas continuo convicto de que, da forma como está, o edital fere o princípio de igualdade do cidadão.

    Quando a comissão julgadora estabelece e considera quais são as orquestras de grande porte no Brasil e as nomeia está agindo de maneira discrimanatória e preconceituosa.

    O fato de o edital não exigir que o candidato seja integrante de uma das orquestras de grande porte mas apenas ter tido experiência em uma destas orquestras citadas também não deixa de caracterizar uma discriminação, uma vez que apenas cinco orquestras são consideradas de grande porte em todo o Brasil.

    Também estou convicto de que minha leitura e interpretação do edital estão corretas e que o fato do concurso ser público ou privado nada tem a ver com estas questões que estou levantando.

    Atenciosamente,
    Marcos Kiehl

    ________________________________________________

    Ilmo. Sr. Henrique Autran Dourado,

    Gostaria de manifestar meu repúdio à forma com que o Processo de Seleção para Professores do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí – Edital AACT Nº005/2008 vem sendo conduzido.

    Inicialmente interessado em participar deste processo seletivo, consultei o edital publicado no site do conservatório e me interei das exigências e qualificações inicialmente divulgadas. Para minha grande surpresa, fui surpreendido com algumas alterações no edital referentes à QUALIFICAÇÃO, REQUISITOS E PONTUAÇÃO que foram publicadas recentemente e que não constavam do edital inicialmente.

    Fiquei principalmente admirado com o que considero uma forma de DISCRIMINAÇÃO para com os instrumentistas que não fazem parte das referidas “orquestras brasileiras de grande porte” a que se refere o parágrafo abaixo e que consta do referido edital:

    “1. Experiência internacional como músico de orquestra estrangeira profissional em tempo integral ou em orquestra brasileira de grande porte. A comissão de seleção entende como orquestra brasileira de grande porte os seguintes conjuntos: OSESP, Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Petrobrás Pró-Música do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Brasileira.”

    Discordo plenamente deste critério e entendo como uma forma de RESTRIÇÃO e não de SELEÇÃO considerar qualificados apenas aqueles integrantes das cinco referidas orquestras! Isto configura pré-julgamento e preconceito e não deveria nunca ser uma exigência de um concurso público.

    Como integrante de uma das principais orquestras de São Paulo há mais de 14 anos, mas não pertencente aquelas “cinco orquestras brasileiras de porte” citadas acima, me senti ofendido com tamanho PRECONCEITO.

    Repudio veemente, portanto, esta forma de exclusão e venho me solidarizar com todos os colegas integrantes das demais orquestras do Brasil que o Sr. fez questão de excluir.

    Marcos C. Kiehl

    Flautista

  3. Danilo Afonso said

    João,
    boa noite !
    Meu nome é Danilo, sou consultor de Recursos Humanos, poeta, torcedor do São Paulo, gibizeiro e, pasmem, amante de música. Pasmem ? Pois é (ou não é?)… Gostar de música não é fácil.
    É tarefa para gente grande, para quem não se lembrou de crescer e não se permitiu embrutecer. Isso acabou me levando a minha outra faceta: pesquisador da História da Música Brasileira. E tentando somar o útil ao necessário, além dos cursos e palestras sobre Música Brasileira, estou desenvolvendo com meus sócios um workshop direcionado para jovens, buscando despertar neles a chama cultural que tanta diferença faz na vida profissional… e pessoal, claro ! Assim, parabéns pela sua iniciativa, tomarei a liberdade de me apropriar de algumas boas idéias que encontrei, e quem sabe um dia nos encontremos pessoalmente para que possamos aprender um pouco mais com você, e depois dividir com essa molecada tão cheia de energia, tão carente de referências, e tão disposta a ouvir alguém que esteja disposto a, genuinamente, ajudá-los a se desenvolverem. Forte abraço. Danilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: